Detalhes do Projeto

Conheça melhor esse case de sucesso da Nitro.

A Arara-azul-de-lear é uma das espécies de araras mais ameaçadas de extinção no mundo. A perda de habitat e o tráfico de animais ainda seguem como grandes problemas para esta ave endêmica da Caatinga. A população restante estimada da espécie é de 1400 indivíduos em uma área bem restrita do Nordeste brasileiro.

Pesquisadores seguem em busca de informações e na luta pela conservação desta emblemática arara. O documentário fotográfico produzido por João Marcos Rosa foi publicado na revista National Geographic e também na BBC Wildlife.

Em 2018 o material foi reunido no livro “Jardins da Arara de Lear” com texto de Gustavo Nolasco.

Nós da Nitro Histórias Visuais fomos novamente até a Caatinga. Dessa vez para contar uma linda história de volta ao lar. As personagens eram seis araras-azuis-de-lear que viviam no Loro Parque, na Espanha, e foram repatriadas para a verdadeira casa de seus antepassados: o Sertão.

Nessa jornada, reencontramos velhos amigos, nos fartamos da alegria de estar junto ao povo sertanejo e acompanhamos o trabalho da equipe do Projeto Arara Azul de Lear/Pesquisa e Conservação.

Como em toda boa história, tivemos surpresas, como ver os primeiros passos do pequeno Samuca, filho da coordenadora do projeto, Érica Pacífico, no lugar que sua mãe busca proteger.

Aproveitamos para deixar nosso “muito obrigado” aos novos amigos das comunidades da Gameleira e Cercadinho, ao time do projeto (Érica, Thiago Filadelfo, Fernanda Riera e Márcio Cardoso) e à toda equipe da Enel Brasil pelo apoio na produção desse filme, dirigido pelo Bruno Magalhães com roteiro do Gustavo Nolasco e narrado com emoção pelo nosso querido Otto!

 

Confira algumas fotos

Arara sertaneja8

Ficha Técnica:

Ano: 2019
Coordenador NITRO: João Marcos Rosa
Parceiro: Projeto Pesquisa e Preservação Arara Azul de Lear
Direção: Bruno Magalhães
Roteiro: Gustavo Nolasco
Imagens: Bruno Magalhães e João Marcos Rosa
Mixagem: Estúdio Engenho
Locução: Otto Magalhães
Edição e finalização: Bruno Magalhães