Detalhes do Projeto
Conheça melhor esse case de sucesso da Nitro.
O projeto “Moradores – A Humanidade do Patrimônio” é um movimento de ocupação urbana pela valorização e reconhecimento da memória dos moradores como o maior patrimônio que uma cidade pode ter. Ao longo de sua trajetória, que começou em 2012, o projeto já documentou a história de mais de 6 mil pessoas em mais de 30 cidades brasileiras e fez parte de celebrações significativas como os 100 anos da ArcelorMittal, em Sabará (MG), berço brasileiro da empresa, e os 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte.
Tudo começa com uma tenda branca montada em uma praça pública, uma câmera apontada e um convite. Nesse instante, o morador, anônimo, popular ou mestre do saber, é chamado a se reconhecer como patrimônio cultural de sua cidade ao reviver lembranças afetivas com o território. Esses relatos darão vida a uma exposição com fotos de grandes proporções, filme, varal fotográfico, rodas de conversa e oficinas realizadas em um evento que celebra a memória.
Parceria com municípios
O patrimônio de uma cidade vai além da materialidade. Constitui-se das relações e das histórias estabelecidas pelas pessoas que ali vivem: seus moradores. Para homenageá-los e reverenciar a importância da memória coletiva para as futuras gerações, as prefeituras de Belo Horizonte, Contagem e Nova Lima firmaram parcerias com o Projeto Moradores, realizando uma verdadeira celebração à narrativas que são verdadeiras joias de seu patrimônio.
Nova Lima
Contagem
Pampulha
Confira algumas fotos